O valor do piso salarial pode variar entre cidades e estados. Além disso, existem categorias profissionais que têm um piso salarial fixo, como os professores, e outras onde o valor se define via sindicato, por meio de convenção coletiva.
Já o teto salarial é o valor máximo que um profissional deve receber e que é condizente com a sua profissão. Quem rege esses tetos são leis presentes na Constituição Federal como, por exemplo, o salário dos servidores públicos, que possuem um limite de valor para cada cargo.
E a diferença entre salário mínimo e piso salarial?
A principal diferença entre salário mínimo e piso salarial está na sua variação. Enquanto o piso salarial pode possuir valores distintos dependendo da região, estado ou cidade, o salário mínimo tem um valor nacional.
Muitos se perguntam o que vale mais a pena o salário mínimo ou o piso salarial?
A resposta é que o piso salarial tem na sua essência um “valor” maior do que o salário mínimo, já que muitas vezes é tido como uma grande conquista do sindicato da categoria e que em muitos casos deve ser seguido pela empresa.
Agora se a empresa não possui nenhuma determinação por lei ou um piso pré-definido da categoria, até mesmo via convenção, o salário mínimo é que serve de base, como sendo o valor mínimo que um trabalhador deve receber por exercer sua função.
0 Comentários